UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Claudiana da Silva Rocha Nunes Polo: 13
Título do projeto:Indisciplina dentro da Escola
Escola: Escola Municipal Zifirina Bispo Santana Município da Escola: Ipirá-Bahia
Rede: Municipal
Data: 25/10/2010
Relatório da Intervenção
<Como base na metodologia de pesquisa-ação, descrever sucintamente como vem sendo realizada a intervenção proposta e preencher>.
Este relato tem por finalidade abordar as primeiras ações do projeto de intervenção na Escola Municipal Zifirina Bispo Santana. O objetivo da intervenção é reduzir o alto índice de indisciplina no âmbito escolar. Esse problema da indisciplina tem constituído um desafio para a escola, pois alunos não respeitam professores, regras da escola, prejudicando o ensino aprendizagem e a relação interpessoal.
Tendo em vista no problema detectado possivelmente trabalhar os fatores que causam a indisciplina, estabelecendo padrões de ensino no âmbito escolar, abordando em toda comunidade escolar o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, textos teóricos realizações de palestras, além de estabelecimento de regras de respeito e organização, pois estes valores devem estar presente nos processos educativos familiares e escolares.
Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção |
Estudos de textos teóricos | Equipe gestora | Faltam de outros textos mais aprofundados e rejeições de alguns educadores para o estudo do texto |
Palestra com tema valores éticos e morais | Equipe Gestora | Compromisso de alguns pais |
Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Motivos pelos quais a ação não foi realizada |
Palestra : Direitos e Deveres da Criança e Adolescentes | Conselho Tutelar | Não foi possível devido o não comparecimento dos Conselheiros. |
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Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção
Ação | Responsável (is) | Recurso(s) necessário(s) | Como esta ação pode contribur para alcançar o objetivo da intervenção? |
Palestra : Disciplina x Limite | Psicólogo | Livros: | È essencial à educação saber estabelecer limites e valorizar a disciplina, neste instante é necessários a equipe da comunidade junto aos responsáveis saber da importância do limite e disciplina abordado pelo psicólogo do CRAS |
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Análise crítica do andamento da intervenção.
<Fazer uma breve análise do que ocorreu até o momento>.
Na perspectiva de descoberta é um desafio para a realização das ações por tanto cabe o apoio de toda a comunidade. Para tanto a escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivencia de valores. È nela que os indivíduos se socializam, experimentam a convivência e a integração com a diversidade humana.
Foram realizadas no mês de junho e julho reuniões com a comunidade da escola para a estudos de textos, elaboração do projeto com o foco definido pela comunidade. Ao realizarmos os encontros os responsáveis compreenderam a nossa angustia, não deixando de citar pessoas deixaram a desejar e rejeitando a execução de algumas ações, proporcionando um desafio para a execução das atividades planejadas, pois no ambiente escolar deve-se abolir a indisciplina, garantindo o direitos e deveres.
Diante das ações realizadas percebe-se a integração da comunidade escolar mudança de comportamentos dos educando e respeitando algumas regras da unidade escol